seguro de vida simulação

Contratei o seguro de vida há 3 anos. Renovei o contrato há alguns meses, mas agora estou ganhando menos e tenho de cortar meus gastos. Nesse caso, eu posso cancelar o contrato ou devo esperar o seu fim?

De acordo com o que está previsto na regulamentação atual existem situações que permitem o cancelamento da apólice como no caso do pagamento ter sido feito em prêmio único ou a primeira parcela não ter sido paga. Isso também é válido quando a seguradora paga a indenização integral, o prazo de vigência da apólice chega ao fim e não é feita sua renovação. Outra hipótese é quando o segurado, beneficiários do mesmo ou preposto agir com dolo, simular ou fraudar a contratação do seguro com o mesmo estando dentro da vigência com o intuito de obter ou aumentar o valor da indenização. O cancelamento também acontece quando o vínculo existente entre o segurado principal e o estipulante desaparece quando se trata de plano coletivo. Por fim, se o segurado tiver o interesse de excluir a apólice ou não contribuir com sua parte no prêmio o cancelamento também é realizado. 

Pessoas que contrataram o seguro de vida e se aposentam pelo INSS por causa de doença pode ser uma desculpa para que a seguradora não realize o pagamento da indenização quando solicitado?

Esse tipo de recusa realmente pode acontecer. Quando há invalidez permanente é necessário que fique comprovado tal condição através de declaração médica e de exames clínicos que sejam objetivos. A aposentadoria por invalidez que as instituições como previdência ou semelhantes concedem não caracteriza que a pessoa se encontra no estado de invalidez permanente que comumente são aceitas pelas seguradoras para a realização do pagamento da indenização. Se existir alguma divergência relacionada a sua natureza, extensão das lesões ou causa bem como como da avaliação por incapacidade quanto ao segurado, a empresa fará uma proposta por meio de correspondência escrita com prazo de 15 dias iniciada a contagem da data de contestação para que seja constituída uma junta médica. É proibido que seja ofertado uma cobertura condicionando o pagamento da indenização ao fato da impossibilidade que o segurado apresenta de exercer uma atividade de trabalho.

Seguro pessoas e seguro de vida se trata de um serviço apenas que são prestados com nomes diferentes?

No seguro pessoa estão dispostas diversas coberturas cuja contratação pode ser através de uma pessoa ou empresa e que podem ser contratadas em conjunto ou de forma individual, similar ao que acontece nas mortes por acidente ou natural, invalidez funcional que seja permanente que tenha sido ocasionada por acidente ou doença, doença grave e diária que apresente incapacidade temporária além das despesas com hospital, odontológica e médica entre outros.  Já o seguro de vida é contratado diretamente pelo segurado junto a seguradora com o intuito de garantir proteção financeira aos seus beneficiários na hipótese dele falecer ou ficar inválido permanentemente ou ter doença grave.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *